Informativo
Professor do DES-UFV ministra palestra em importante evento nacional Italiano
A cidade de Agrigento, Sicília, foi eleita como a capital da cultura italiana no ano de 2025 e é considerada a “Grécia” da Itália por sua Acrópole muito bem conservada. Isso devido ao fato dos invasores Turcos terem preservado seus principais templos e tê-los utilizados como locais também de culto e oração. Em função desse título, neste ano tem sido realizado diversas atividades de importância nacional e entre essas foi realizado o Evento “Cultura e esporte, esporte é cultura”, no dia 10 de maio, com a presença de diversas autoridades da política, das confederações esportivas, ex-atletas e professores de diversas universidades italianas. Entre os convidados estava o Prof. Paulo Roberto dos Santos Amorim, do Departamento de Educação Física da UFV que está realizando o pós-doutorado com o apoio da Pró Reitoria de Pós-Graduação e financiamento da FAPEMIG, no Departamento de Ciências Biomédicas e Biotecnológicas, na Escola de Medicina da Università Degli Studi di Catania. O Prof. Amorim ministrou a palestra intitulada “ Os benefícios da atividade física no transcurso da vida”.
Na foto abaixo o Prof. Paulo Amorim (Universidade Federal de Viçosa), a Profa. Cristina Cortis (Università Degli Studi di Cassino e del Lazio Meridionale), a Profa. Alessandra Amato (Università Degli Studi di Catania), a Profa. Patrizia Proia (Università Degli Studi di Palermo) e o Prof. Andrea Fusco (Universitá Degli Studi “ G.D’Annunzio” Chieti-Pescara). De acordo com o Prof. Paulo a oportunidade foi extremamente interessante, primeiro pelo fato do evento ter sido realizado dentro de um museu no “Vale dos templos”, impregnado da rica cultura italiana; e também pela oportunidade de conhecer pesquisadores de diversas instituições italianas que desencadearam novos convites para visitas acadêmicas e possibilidades de parcerias e realização de futuros projetos conjuntos.

Na foto a seguir (Divulgação oficial do evento) o Prof. Paulo ministrando sua palestra na Sala ZEUS, e pode ser visto ao fundo um colossal gigante de pedra, remanescente dos 45 que existiam na base de um templo destruído ao longo do tempo, datado de 500 anos antes de Cristo.

Na foto a seguir o Prof. Paulo com a Campeã mundial de ginástica artística, Asja Abate, da Federação Paraolímpica Italiana, natural de Agrigento, que realizou um depoimento emocionante com sua bela história e que recentemente formou-se em Ciências Motoras e esportivas, sendo atualmente professora nas categorias de base da ginástica artística e instrutora de Pilates.

Abaixo a programação oficial do Evento.
