Área de concentração e linhas de pesquisa

Área de Concentração

Exercício e Esporte.

Linhas de pesquisa

Cada uma das duas linhas de pesquisa do PPG engloba dois grandes projetos temáticos que absorvem todos os projetos de pesquisa dos orientadores.

1. Atividade física e saúde:

Estudo dos efeitos do exercício físico, da atividade física e do sedentarismo na saúde em diferentes grupos populacionais e modelos experimentais.

Projeto A – Efeitos do exercício físico e/ou sedentarismo sobre a saúde e alterações morfofisiológicas em diferentes doenças e ambientes térmicos.

As investigações norteadas pelo presente projeto apresentam como foco de interesse quatro eixos centrais: 1) efeito do sedentarismo na fisiopatologia em diversas doenças (doenças crônicas renais, cardíacas, metabólicas, câncer entre outras); 2) o exercício físico como intervenção primária para melhoria da saúde em indivíduos sem e com deficiência (física, intelectual, sensorial ou múltipla) bem como modelos experimentais e indivíduos com  doenças crônicas renais, cardíacas, e metabólicas, câncer,  entre outras; 3) investigar os efeitos agudos do exercício, especialmente quanto às respostas cardiovasculares e termorregulativas, em diferentes níveis metabólicos e condições ambientais; 4) diagnóstico da aptidão física e saúde.

Em todos os eixos, modelos experimentais de hipertensão arterial, pulmonar, insuficiência cardíaca, diabetes e uso de fármacos (esteroides anabólicos) são utilizados.

Projeto B – Atividade física na melhoria da saúde, qualidade de vida e combate a doenças crônicas: abordagem epidemiológica e intervencionista

Esse projeto direciona estudos envolvendo a atividade física como ferramenta
na prevenção e/ou tratamento de fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas e de comorbidades bem como a ocorrência de transtornos mentais, em pessoas com deficiência e demais populações, nas diferentes fases da vida, além de incluir estudos da epidemiologia da atividade física e do comportamento sedentário.

2. Estudos do esporte e suas manifestações:

Estudo dos aspectos sócio-históricos, biológicos, psicológicos e metodológicos do esporte e suas manifestações.

Projeto A – Elaboração e validação de metodologias psicométricas para avaliação da imagem corporal, transtornos alimentares, identificações e representações de gênero no esporte e formação profissional.

O projeto envolve estudos dos transtornos relacionados à imagem corporal bem como elaboração e validação de questionários e outras escalas psicométricas. Estudos de transtornos de identidade de gênero no esporte também são contemplados, bem como estudos das trajetórias, representações e discursos acerca das hierarquias e políticas de gênero no esporte.

Projeto B – Desempenho físico, avaliação do desempenho e recuperação no esporte

O projeto engloba investigações de estratégias para melhoria do desempenho nos diferentes aspectos, físicos, técnicos e táticos, bem como nas ações de recuperação do atleta convencional e com deficiência. Também se investiga as metodologias para controle da carga de treino e métodos de treinamento, especialmente em exercícios resistidos, análise de desempenho em esportes individuais e coletivos, com especial interesse no ciclismo e suas variantes, atletismo, esportes de combate, futebol e no voleibol.