Disciplinas

Disciplinas UFV

EFI 600 – METODOLOGIA CIENTÍFICA

O pensamento científico; Pesquisa Científica na Atividade Física/Esporte; Métodos de Pesquisa em Atividade Física/Esporte; Escrita Científica; Revisão de Literatura

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 613 – ATIVIDADE FÍSICA E DOENÇAS CRÔNICAS

Atividade física para a saúde; atividade física e hipertensão; atividade física e diabetes; atividade física e obesidade; atividade física e osteoporose; atividade física e câncer.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 617 – MEDIDAS DO DISPÊNDIO ENERGÉTICO DAS ATIVIDADES HUMANAS

Fundamentos teóricos das características da saúde associadas ao dispêndio energético e aspectos epidemiológicos; Importância das medidas de dispêndio energético e suas aplicabilidades; Princípios do balanço energético; Metabolismo basal e de repouso; Efeito térmico do alimento Atividade física; Técnicas de laboratório para medidas direta e indireta do dispêndio energético; Técnicas de campo para medidas direta e indireta do dispêndio energético.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 621 – TERMORREGULAÇÃO E DESEMPENHO FÍSICO

Termorregulação: perspectivas históricas; Estudo dos mecanismos de controle da temperatura corporal durante o repouso; Estudo dos mecanismos de controle da temperatura corporal durante o exercício físico; Termorregulação e desempenho físico em ambientes extremos; Tópicos especiais em termorregulação; Métodos de medidas na pesquisa em termorregulação.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 622 – ASPECTOS MORFOFISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA

Mecanismos fisiológicos e morfológicos responsáveis pelas distintas manifestações da força muscular; Diferentes níveis de adaptação do organismo submetido ao treinamento de força; Efeitos morfológicos e fisiológicos provenientes de distintas estratégias de treinamento de força; Efeitos morfológicos e fisiológicos, agudos e crônicos, provenientes da prática do treinamento de força em diferentes populações.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 623 – REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES

Tipos de Revisões; Introdução à Revisão Sistemática e Meta-análise; Etapas para elaboração de uma Revisão Sistemática; Meta-análise; Leitura Crítica de Revisão Sistemática e Meta-análise.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

EFI 628 – LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA NA AVALIAÇÃO APLICADA AO ESPORTE

Procedimentos para avaliação das principais qualidades físicas dos esportes; Técnicas de avaliação antropométrica aplicadas ao esporte; Prescrição de exercícios físicos voltados para o desempenho físico de competição; Manuseio de principais instrumentos que compõem um laboratório de fisiologia para avaliação de atletas; Procedimentos de calibração de instrumentos; Uso de novas tecnologias para monitoramento da carga de treino.

Créditos: 6 (90 horas-aula)

NUT646 – BIOESTATÍSTICA APLICADA À NUTRIÇÃO

Importância, objetivos e usos da Bioestatística na pesquisa científica; Conceitos em Bioestatística e análise de dados em saúde; Tipos de variáveis e níveis de mensuração; Estatística descritiva aplicada a Saúde; Estatística inferencial aplicada a Saúde; Principais testes paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Principais testes não paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Introdução ao cálculo de tamanho de amostras para pesquisa científica em Saúde.

Créditos: 5 (75 horas-aula)

EFI 776 – ESTÁGIO DE ENSINO I

Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina

Créditos: 1 (15 horas-aula)

EFI 777 – ESTÁGIO DE ENSINO II

Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

EFI 778 – ESTÁGIO DE ENSINO III

Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

EFI 790 – TÓPICOS ESPECIAIS I

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Créditos: 1 (15 horas-aula)

EFI 791 – TÓPICOS ESPECIAIS II

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

EFI 792 – TÓPICOS ESPECIAIS III

Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

EFI 797 – SEMINÁRIO

Participação e apresentação de seminários sobre temas diversos e projetos de pesquisa na área de Educação Física

Créditos: 1 (15 horas-aula)

EFI 799 – Pesquisa

Pesquisa ou estudo para elaboração de dissertação e/ou tese, exigidos de alunos candidatos ao grau de Mestre e/ou Doutor.

Créditos: 0 (0 horas-aula)

Disciplinas UFJF

ANÁLISE CRÍTICA E REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS II

Critérios de qualidade de artigos científicos nas ciências da saúde e esporte. Escrita científica. O processo de submissão de artigos científicos. A revisão por pares. Elaboração de projetos e artigos científicos.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

APLICAÇÃO PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL II

Estudo e aplicação dos métodos de triagem de risco e avaliação pré-participação. Planejamento, prescrição e monitoramento do treinamento físico aplicado à indivíduos hipertensos.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO APLICADO A HIPERTENSÃO ARTERIAL

Estudo das respostas cardiovasculares agudas (durante e logo após uma única sessão de exercício) e crônicas ao exercício físico aeróbio e resistido em indivíduos hipertensos. Possíveis fatores de influência e mecanismos hemodinâmicos e autonômicos envolvidos nas respostas ao exercício físico.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

BIOMECÂNICA INSTRUMENTAL APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA

Caracterização e discussão de conceitos e princípios biomecânicos da cinética e da cinemática associados ao equilíbrio, força, potência e marcha. Descrição e orientação sobre sistemas para coleta de dados biomecânicos e interpretação crítica de resultados para a pesquisa e aplicabilidade prática dos dados obtidos (sensores inerciais – acelerometria, giroscopia e magnetometria, plataforma de força, dinamometria, uso de aplicativos na avaliação da marcha e da potência através de saltos). Estabelecimento de relações entre os resultados obtidos em coletas e os consubstanciados por artigos da área.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

BIOQUÍMICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

Relação entre as vias metabólicas bioenergéticas com a fadiga muscular no contexto em que ocorre aumento/manutenção do sinal eletromiográfico com diminuição de força muscular. Causas metabólicas de fadiga periférica associadas com a intensidade e duração do exercício. Uso e interpretação de biomarcadores como indicadores da predominância dos substratos energéticos e da fadiga muscular. Estudo da fadiga crônica e a relação com os biomarcadores do overtraning.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO

Modulação autonômica cardíaca; Definição da variabilidade da frequência cardíaca; Coleta e processamento de sinais para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Métodos lineares para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Métodos não lineares para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Interpretação das medidas de variabilidade da frequência cardíaca; Análise da variabilidade da frequência cardíaca na recuperação pós-exercício; Análise da variabilidade da frequência cardíaca durante o exercício.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

DISSERTAÇÃO / PESQUISA

Pesquisa ou estudo para preparo de dissertação ou tese exigida a candidatos ao grau de Mestre ou de Doutor.

Créditos: 0 (0 horas-aula)

EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR

Efeito do exercício físico no sistema cardiovascular sobre: Hipertensão arterial; Síndrome metabólica; Síndrome da Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do sono; Doença arterial coronariana; Infarto agudo do miocárdio; Insuficiência cardíaca.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA E AO EXERCÍCIO

Nivelamento de conceitos acerca dos fundamentos da neurofisiologia da contração muscular, papéis das proteínas voltagem-dependente, neurotransmissores e organelas celulares, visando o estabelecimento de relações com o exercício físico. Descrição dos distintos tipos de eletromiografia, com discussões acerca das potencialidades e limitações para o diagnóstico e o monitoramento prospectivo das capacidades neuromusculares sob influência do imobilismo e do exercício físico (biofeedback). Descrição dos parâmetros obtidos pela eletromiografia de superfície nos domínios de amplitude, temporais e de frequência. Estabelecimento de relações entre os resultados obtidos em coletas e os consubstanciados por artigos da área.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NO ESPORTE

A Epistemologia do Conhecimento Tecnológico e seus mecanismos. Formação dos saberes da tecnologia. Pensamento filosófico e promoção do conhecimento e inovação. Contextualização da formação do conhecimento tecnológico, o desenvolvimento tecnológico no seu contexto histórico e sua complexidade. Conexões na interdisciplinaridade, bases de conhecimento e contextualização. Análise das estruturas de formação tecnológica em uma visão da epistemologia da tecnologia no setor esportivo e o desenvolvimento de inovação tecnológica. Formação do conhecimento tecnológico em categorias e complexidade. Contextos na formação de profissionais na produção de inovação e a educação tecnológica no esporte.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

ESTÁGIO DE ENSINO I

Planejamento, preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

Créditos: 1 (15 horas-aula)

ESTÁGIO DE ENSINO II

Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, seja pela preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

ESTÁGIO DE ENSINO III

Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, seja pela preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

ESTUDOS AVANÇADOS EM BIOMECÂNICA

Produção científica atual em Biomecânica. Conceitos em Biomecânica. Biomecânica esportiva e reabilitação e reintegração. Análise da técnica esportiva. Indicadores biomecânicos importantes para o desempenho esportivo. Indicadores biomecânicos importantes para a saúde. Construção de projetos investigativos em biomecânica do movimento humano

Créditos: 2 (30 horas-aula)

ESTUDOS CULTURAIS E FEMINISTAS APLICADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA

Conceitos de significação, identidade e diferença; Pós-estruturalismo enquanto nova possibilidade de compreensão da realidade social; Cultura e o relativismo cultural, bem como o multiculturalismo e o decolonialismo; As práticas corporais como construtos sociais e culturais; A relevância dos feminismos para o campo da Educação Física.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

ESTUDOS QUALITATIVOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER

Descrição e análise de percursos metodológicos de pesquisa qualitativa desenvolvidos em estudos no campo da produção acadêmica da Educação Física, do Esporte e do Lazer.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

FISIOLOGIA DO DESEMPENHO

Abrange investigações relativas aos estudos dos fatores biomecânicos, fisiológicos, recuperação e cargas de treinamento, efeitos do exercício físico, combinado ou não com outras intervenções, nas estruturas, processos e mecanismos relacionados à melhoria e análise do desempenho físico e esportivo.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: ASPECTOS CARDIOVASCULARES

Fisiologia do Sistema Cardiovascular; Controle barorreflexo arterial; Controle quimeorreflexo; Efeito agudo do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca; Mecanismos envolvidos na resposta hemodinâmica ao exercício físico; Reflexo pressor do exercício físico; Efeito crônico do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca; Mecanismos adaptativos ao treinamento físico.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: ASPECTOS RESPIRATÓRIO E ENDÓCRINO

Fisiologia respiratória em repouso e durante o exercício físico; Teste ergoespirométrico ou teste cardiopulmonar de esforço; Determinação dos limiares ventilatórios; Avaliação da eficiência ventilatória na ergoespirometria; Prescrição de exercício físico baseado no teste ergoespirométrico; Cinética do consumo de oxigênio; Avaliação da força muscular inspiratória (manovacuometria); Avaliação da força muscular expiratória (manovacuometria); Respostas agudas e crônicas do treinamento muscular respiratório; Prescrição do treinamento muscular respiratório; Fisiologia endócrina em repouso e durante o exercício físico; Utilização dos hormônios contrarreguladores no fornecimento de substrato energético durante o exercício físico; Avaliação do comportamento glicêmico durante exercício físico; Via de controle glicêmico insulino e não insulino dependente.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

FUNDAMENTOS DA NEUROMODULAÇÃO NÃO-INVASIVA APLICADA AO DESEMPENHO

Compreender os fundamentos da Neuromodulação Não-Invasiva: introdução à neuromodulação não-invasiva e seus princípios básicos; diferença entre técnicas invasivas e não-invasivas de neuromodulação; mecanismos de ação das técnicas não-invasivas; considerações éticas e de segurança na neuromodulação não-invasiva. Diferenciar as técnicas de Neuromodulação NãoInvasiva: estimulação transcraniana por corrente contínua; estimulação transcraniana por fotobiomodulação; estimulação por fotobiomodulação intranasal; estimulação transcutânea auricular vagal; estimulação transcutânea cervical vagal; estimulação transcutânea medular por corrente contínua. Aplicações da Neuromodulação Não-Invasiva no Desempenho: neuromodulação não-invasiva e melhoria da atenção e concentração; neuromodulação nãoinvasiva e aprimoramento da memória; neuromodulação não-invasiva e otimização da função executiva; neuromodulação não-invasiva e desenvolvimento de habilidades motoras. Pesquisa e Prática na Neuromodulação Não-Invasiva: metodologia de pesquisa em neuromodulação nãoinvasiva; avaliação dos efeitos da neuromodulação não-invasiva no desempenho; desenho de experimentos e coleta de dados; aplicação prática da neuromodulação não-invasiva em diferentes contextos.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO ESPORTE

Gestão do conhecimento: referenciais teóricos. Gestão do conhecimento e inovação. Métodos e técnicas em Gestão do conhecimento. Inteligência competitiva. Fontes de Informação para Inteligência competitiva. Interação Gestão do conhecimento e Inteligência competitiva. Questões relacionadas a troca de informações entre as plataformas de análise de desempenho, além de instigar o quantitativo de informações e suas comunidades. Quantificar e identificar as plataformas utilizadas em diversos segmentos esportivos. Gestão do esporte: referenciais teóricos e práticos da área de conhecimento, estruturação de projetos esportivos, discussão de problemas e soluções em diferentes níveis esportivos.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

HABILIDADES COGNITIVAS APLICADAS AO DESEMPENHO HUMANO

Base neurofisiológicas do controle motor; Habilidades cognitivas executivas e não-executivas; Conceituação de “Reserva cognitiva”; Neuroplasticiade e exercício (aplicações no tratamento de transtornos mentais, aprendizado e overtraining); Bases neurofisiológicas da tomada de decisão e afeto durante a atividade física; Efeitos do exercício crônico e agudo nas habilidades cognitivas; Fadiga na perspectiva neurocognitiva.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CARDIOVASCULAR E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

Medida da pressão arterial de por métodos indiretos; Medida da pressão arterial pelo método contínuo; Medida da frequência cardíaca; Análise da variabilidade da frequência cardíaca; Análise do barorreflexo arterial; Avaliação do fluxo sanguíneo muscular, no repouso e durante manobras fisiológicas; Avaliação do reflexo pressor do exercício.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

METODOLOGIA CIENTÍFICA

Discussão sobre o pensamento científico; Pesquisa Científica na Atividade Física/Esporte; Métodos de Pesquisa em Atividade Física/Esporte; Escrita Científica; Revisão de Literatura.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

METODOLOGIA DO TREINAMENTO DE FORÇA

Estudo das variáveis do treinamento de força: Volume, intensidade, densidade e magnitude da carga; Custo energético dos exercícios resistidos; Treinamento de força com oclusão vascular; Respostas eletromiográficas frente a diferentes métodos de treinamento de força; Modelos de Periodização do treinamento de força.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

PRÁTICA AVANÇADA EM BIOMECÂNICA

Testes biomecânicos aplicados aos membros superiores e inferiores. Testes aplicados para a detecção da performance esportiva e saúde. Assimetrias de força e sua importância da reabilitação. Miotonometría muscular [Stiffness, relax, elastic] Metodologia para aplicação de testes. Análise e interpretação de resultados.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

PRÁTICA DE PESQUISA EM CORPO, DIVERSIDADE E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS EM SAÚDE, ESPORTE E EXERCÍCIO

Aplicação prática do estudo sobre a produção de conhecimento sobre corpo e diversidade. As teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. As teorias biopsicossociais que discutem o corpo em suas diversas dimensões. Saúde e doença: as teorias psicossociais em saúde, seus aspectos epistemológicos, metodológicos e éticos. Risco, vulnerabilidade e prevenção em saúde. Estudo sobre a relação entre corpo e estigma socio-cultural em diferentes dimensões. O corpo doente (obesidade, deficiência, amputação, hanseníase, câncer de mama e outras condições). Exigências das instâncias ideais na cultura contemporânea.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

PRÁTICA DE PESQUISA EM INSTRUMENTOS DE MEDIDAS PSICOLÓGICAS NA SAÚDE E NO ESPORTE II

Aplicação prática das bases teóricas, empíricas e analíticas de instrumentos de medidas psicológicas. Análise e interpretação das propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Aplicação da Psicometria na área de saúde e do esporte. Elaboração e adaptação de instrumentos de medida. Análises estatísticas empregadas no desenvolvimento e adaptação de escalas de medida (Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais).

Créditos: 4 (60 horas-aula)

PRÁTICA DE PESQUISA QUALITATIVA

O histórico da pesquisa qualitativa e sua apropriação pelo campo científico da educação física. O campo de pesquisa em discussão – métodos e técnicas em pesquisa qualitativa – coleta dos dados. Tratamento e análise dos dados em pesquisa qualitativa, análise, descritiva, do discurso e do conteúdo.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

PRÁTICA DE PESQUISA QUANTITATIVA

Prática de procedimentos utilizados em pesquisas relacionadas à atividade física, com destaque para o delineamento experimental, aquisição, tabulação e interpretação de dados quantitativos.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

PRÁTICA EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICOTÁTICA E BIOMECÂNICA

Prática e reflexão de aspectos teóricos da tecnologia e inovação em análise técnico-tática e biomecânica, com ênfase em: 1) Estudos avançados da Técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) Estudos avançados em Tempomovimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) Uso de softwares como Easytag, Frami, Kinovea, Tracker Video Analysis, Avimeca e SPSS para análise técnico-tática e biomecânica.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

PRÁTICA EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICOTÁTICA E BIOMECÂNICA II

Prática e reflexão de aspectos teóricos da tecnologia e inovação em análise técnico-tática e biomecânica, com ênfase em: 1) Estudos avançados da Técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) Estudos avançados em Tempomovimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) Uso de softwares como Easytag, Frami, Kinovea, Tracker Video Analysis, Avimeca e SPSS para análise técnico-tática e biomecânica.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

PRÁTICA EM SUPLEMENTAÇÃO ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO II

Consumo de carboidratos e metabolismo. Suplementos X dieta tradicional. Consumo proteico: momento, quantidade, qualidade. Consumo alimentar, antes, durante e após treinamento e competição. Controle da massa corporal pré-competição. Recursos ergogênicos: mitos e verdades. Termogênicos.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ESTUDO DE GÊNERO NO ESPORTE

Estudo de gênero nas práticas esportivas. Relações de Gênero, sexualidades, feminilidades e masculinidades. Análise dos embates identitários no campo esportivo.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

PSICOFISIOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO

Estudo dos modelos que vinculam o comportamento com a modulação encefálica do recrutamento muscular a partir das alterações fisiológicas internas (feedback) e dos aspectos cognitivos relacionados com o contexto da ação motora (feedforward): Modelo do Governador Central e Modelo Corolário.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

PSICOLOGIA DO ESPORTE E DAS ATIVIDADES FÍSICAS

Estudo dos aspectos e variáveis psicológicas (ansiedade, estresse, motivação, concentração, abandono precoce, estados psicológicos, treinamento mental) nos diversos setores do esporte competitivo e das atividades físicas para a população.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

RECURSOS ERGOGÊNICOS NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE

Abrange investigações relativas aos estudos dos métodos e artifícios utilizados na melhoria do desempenho, incluindo aspectos biomecânicos, fisiológicos, endócrinos e psicológicos, combinados ou não.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES

Tipos de Revisões. Introdução à Revisão Sistemática e Metanálise. Etapas para elaboração de uma Revisão Sistemática. A escrita. Meta-análise. Leitura Crítica de Revisão Sistemática e Meta-análise.

Créditos: 4 (60 horas-aula)

SEMINÁRIO I

Viagem acadêmica para os alunos visitarem os laboratórios da instituição associada. Palestra sobre as linhas de pesquisa de cada professor orientador no curso. Apresentação da idéia de estudo a ser desenvolvido e como se relaciona com as linhas de pesquisa do curso.

Créditos: 1 (15 horas-aula)

SEMINÁRIO II

O estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, 2 (dois) Seminários. O primeiro corresponderá à apresentação pública do projeto que será desenvolvido. O segundo seminário versará sobre tema geral proposto pelo Coordenador da disciplina e/ou Orientador. Serão apresentadas palestras referentes a temas gerais de investigação como, por exemplo, elaboração de projetos de financiamento, plataforma Brasil do comitê de ética, entre outros.

Créditos: 1 (15 horas-aula)

TEORIA DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICO-TÁTICA E BIOMECÂNICA

Estudo sobre aspectos teóricos da análise técnico-tática, de tempo-movimento e em biomecânica, com ênfase em: 1) estudos avançados da técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) estudos avançados em tempo movimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) aspectos da produção de conhecimento em técnica-tática e tempo-movimento; Estudos avançados da biomecânica em esportes e práticas físicas, e; 4) desenvolvimento tecnológico, criatividade e inovação em softwares e aplicativos para análises de movimento. São realizados artigos e seminários de aprofundamento com pesquisas quantitativas, análise crítica das diferentes abordagens metodológicas de pesquisa e debates sobre a aplicação prática e a teoria em razão da análise de performance.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TEORIA E METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO

Serão discutidos os diversos tipos de treinamento desportivo utilizados para se alcançar os diferentes objetivos.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TEORIA E PESQUISA EM ATLETISMO

Técnicas das provas de atletismo, treinamento a longo prazo, detecção e promoção de talentos para o atletismo, maturação biológica de atletas, estratégia de competição, preparação física, técnica e psicológica para o atletismo.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TEORIA E PESQUISA EM CORPO, DIVERSIDADE E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS EM SAÚDE, ESPORTE E EXERCÍCIO

A produção de conhecimento sobre corpo e diversidade. As teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. As teorias biopsicossociais que discutem o corpo em suas diversas dimensões. Saúde e doença: as teorias psicossociais em saúde, seus aspectos epistemológicos, metodológicos e éticos. Risco, vulnerabilidade e prevenção em saúde. Estudo sobre a relação entre corpo e estigma socio-cultural em diferentes dimensões. O corpo doente (obesidade, deficiência, amputação, hanseníase, câncer de mama e outras condições). Exigências das instâncias ideais na cultura contemporânea.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TEORIA E PESQUISA EM INSTRUMENTOS DE MEDIDAS PSICOLÓGICAS NA SAÚDE E NO ESPORTE

Bases teóricas, empíricas e analíticas de instrumentos de medidas psicológicas aplicados na área de saúde e do esporte. Teoria clássica dos testes. Teoria de resposta ao item. Propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Aplicações da Psicometria na área de saúde e do esporte. Elaboração e adaptação de instrumentos de medida. Análises estatísticas empregadas no desenvolvimento e adaptação de escalas de medida (Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais).

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TEORIA E PESQUISA NO CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO

Introdução à Psicofisiologia do Esporte; Aspectos psicofisiológicos do esporte; O processo de sobrecarga no treinamento esportivo; O fenômeno do “burnout” no esporte; O fenômeno do “overtraining” no treinamento esportivo; Respostas psicológicas e fisiológicas à carga de treinamentos; Estudo e analise de pesquisas recentes nos temas relacionados ao controle da carga de treinamentos.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TÓPICOS  ESPECIAIS I

Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.

Créditos: 1 (15 horas-aula)

TÓPICOS  ESPECIAIS II

Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.

Créditos: 2 (30 horas-aula)

TÓPICOS  ESPECIAIS III

Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.

Créditos: 3 (45 horas-aula)

TÓPICOS AVANÇADOS EM SUPLEMENTAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO

Suplementos X dieta tradicional. Consumo proteico: momento, quantidade, qualidade. Consumo alimentar, antes, durante e após treinamento e competição. Controle da massa corporal pré-competição. Recursos ergogênicos: mitos e verdades. Termogênicos.

Créditos: 2 (30 horas-aula)


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