Disciplinas
Disciplinas UFV
EFI 600 – METODOLOGIA CIENTÍFICA
O pensamento científico; Pesquisa Científica na Atividade Física/Esporte; Métodos de Pesquisa em Atividade Física/Esporte; Escrita Científica; Revisão de Literatura
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 613 – ATIVIDADE FÍSICA E DOENÇAS CRÔNICAS
Atividade física para a saúde; atividade física e hipertensão; atividade física e diabetes; atividade física e obesidade; atividade física e osteoporose; atividade física e câncer.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 617 – MEDIDAS DO DISPÊNDIO ENERGÉTICO DAS ATIVIDADES HUMANAS
Fundamentos teóricos das características da saúde associadas ao dispêndio energético e aspectos epidemiológicos; Importância das medidas de dispêndio energético e suas aplicabilidades; Princípios do balanço energético; Metabolismo basal e de repouso; Efeito térmico do alimento Atividade física; Técnicas de laboratório para medidas direta e indireta do dispêndio energético; Técnicas de campo para medidas direta e indireta do dispêndio energético.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 621 – TERMORREGULAÇÃO E DESEMPENHO FÍSICO
Termorregulação: perspectivas históricas; Estudo dos mecanismos de controle da temperatura corporal durante o repouso; Estudo dos mecanismos de controle da temperatura corporal durante o exercício físico; Termorregulação e desempenho físico em ambientes extremos; Tópicos especiais em termorregulação; Métodos de medidas na pesquisa em termorregulação.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 622 – ASPECTOS MORFOFISIOLÓGICOS DO TREINAMENTO DE FORÇA
Mecanismos fisiológicos e morfológicos responsáveis pelas distintas manifestações da força muscular; Diferentes níveis de adaptação do organismo submetido ao treinamento de força; Efeitos morfológicos e fisiológicos provenientes de distintas estratégias de treinamento de força; Efeitos morfológicos e fisiológicos, agudos e crônicos, provenientes da prática do treinamento de força em diferentes populações.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 623 – REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES
Tipos de Revisões; Introdução à Revisão Sistemática e Meta-análise; Etapas para elaboração de uma Revisão Sistemática; Meta-análise; Leitura Crítica de Revisão Sistemática e Meta-análise.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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EFI 628 – LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA NA AVALIAÇÃO APLICADA AO ESPORTE
Procedimentos para avaliação das principais qualidades físicas dos esportes; Técnicas de avaliação antropométrica aplicadas ao esporte; Prescrição de exercícios físicos voltados para o desempenho físico de competição; Manuseio de principais instrumentos que compõem um laboratório de fisiologia para avaliação de atletas; Procedimentos de calibração de instrumentos; Uso de novas tecnologias para monitoramento da carga de treino.
Créditos: 6 (90 horas-aula)
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NUT646 – BIOESTATÍSTICA APLICADA À NUTRIÇÃO
Importância, objetivos e usos da Bioestatística na pesquisa científica; Conceitos em Bioestatística e análise de dados em saúde; Tipos de variáveis e níveis de mensuração; Estatística descritiva aplicada a Saúde; Estatística inferencial aplicada a Saúde; Principais testes paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Principais testes não paramétricos de interesse na pesquisa científica em Saúde; Introdução ao cálculo de tamanho de amostras para pesquisa científica em Saúde.
Créditos: 5 (75 horas-aula)
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EFI 776 – ESTÁGIO DE ENSINO I
Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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EFI 777 – ESTÁGIO DE ENSINO II
Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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EFI 778 – ESTÁGIO DE ENSINO III
Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, preparação ou lecionamento de aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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EFI 790 – TÓPICOS ESPECIAIS I
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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EFI 791 – TÓPICOS ESPECIAIS II
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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EFI 792 – TÓPICOS ESPECIAIS III
Disciplina de oferecimento não regular, ministrada por professores visitantes ou da própria instituição, concentrada ou não. Conteúdo variável abrangendo temas importantes, para a formação global do estudante, não abordados nas demais disciplinas oferecidas na UFV.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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EFI 797 – SEMINÁRIO
Participação e apresentação de seminários sobre temas diversos e projetos de pesquisa na área de Educação Física
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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EFI 799 – Pesquisa
Pesquisa ou estudo para elaboração de dissertação e/ou tese, exigidos de alunos candidatos ao grau de Mestre e/ou Doutor.
Créditos: 0 (0 horas-aula)
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Disciplinas UFJF
ANÁLISE CRÍTICA E REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS II
Critérios de qualidade de artigos científicos nas ciências da saúde e esporte. Escrita científica. O processo de submissão de artigos científicos. A revisão por pares. Elaboração de projetos e artigos científicos.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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APLICAÇÃO PRÁTICA DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA A HIPERTENSÃO ARTERIAL II
Estudo e aplicação dos métodos de triagem de risco e avaliação pré-participação. Planejamento, prescrição e monitoramento do treinamento físico aplicado à indivíduos hipertensos.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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ASPECTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO EXERCÍCIO FÍSICO APLICADO A HIPERTENSÃO ARTERIAL
Estudo das respostas cardiovasculares agudas (durante e logo após uma única sessão de exercício) e crônicas ao exercício físico aeróbio e resistido em indivíduos hipertensos. Possíveis fatores de influência e mecanismos hemodinâmicos e autonômicos envolvidos nas respostas ao exercício físico.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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BIOMECÂNICA INSTRUMENTAL APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA
Caracterização e discussão de conceitos e princípios biomecânicos da cinética e da cinemática associados ao equilíbrio, força, potência e marcha. Descrição e orientação sobre sistemas para coleta de dados biomecânicos e interpretação crítica de resultados para a pesquisa e aplicabilidade prática dos dados obtidos (sensores inerciais – acelerometria, giroscopia e magnetometria, plataforma de força, dinamometria, uso de aplicativos na avaliação da marcha e da potência através de saltos). Estabelecimento de relações entre os resultados obtidos em coletas e os consubstanciados por artigos da área.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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BIOQUÍMICA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO
Relação entre as vias metabólicas bioenergéticas com a fadiga muscular no contexto em que ocorre aumento/manutenção do sinal eletromiográfico com diminuição de força muscular. Causas metabólicas de fadiga periférica associadas com a intensidade e duração do exercício. Uso e interpretação de biomarcadores como indicadores da predominância dos substratos energéticos e da fadiga muscular. Estudo da fadiga crônica e a relação com os biomarcadores do overtraning.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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CONTROLE AUTONÔMICO CARDÍACO
Modulação autonômica cardíaca; Definição da variabilidade da frequência cardíaca; Coleta e processamento de sinais para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Métodos lineares para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Métodos não lineares para análise da variabilidade da frequência cardíaca; Interpretação das medidas de variabilidade da frequência cardíaca; Análise da variabilidade da frequência cardíaca na recuperação pós-exercício; Análise da variabilidade da frequência cardíaca durante o exercício.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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DISSERTAÇÃO / PESQUISA
Pesquisa ou estudo para preparo de dissertação ou tese exigida a candidatos ao grau de Mestre ou de Doutor.
Créditos: 0 (0 horas-aula)
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EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA FISIOPATOLOGIA CARDIOVASCULAR
Efeito do exercício físico no sistema cardiovascular sobre: Hipertensão arterial; Síndrome metabólica; Síndrome da Apnéia Hipopnéia Obstrutiva do sono; Doença arterial coronariana; Infarto agudo do miocárdio; Insuficiência cardíaca.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE APLICADA À AVALIAÇÃO FÍSICA E AO EXERCÍCIO
Nivelamento de conceitos acerca dos fundamentos da neurofisiologia da contração muscular, papéis das proteínas voltagem-dependente, neurotransmissores e organelas celulares, visando o estabelecimento de relações com o exercício físico. Descrição dos distintos tipos de eletromiografia, com discussões acerca das potencialidades e limitações para o diagnóstico e o monitoramento prospectivo das capacidades neuromusculares sob influência do imobilismo e do exercício físico (biofeedback). Descrição dos parâmetros obtidos pela eletromiografia de superfície nos domínios de amplitude, temporais e de frequência. Estabelecimento de relações entre os resultados obtidos em coletas e os consubstanciados por artigos da área.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO NO ESPORTE
A Epistemologia do Conhecimento Tecnológico e seus mecanismos. Formação dos saberes da tecnologia. Pensamento filosófico e promoção do conhecimento e inovação. Contextualização da formação do conhecimento tecnológico, o desenvolvimento tecnológico no seu contexto histórico e sua complexidade. Conexões na interdisciplinaridade, bases de conhecimento e contextualização. Análise das estruturas de formação tecnológica em uma visão da epistemologia da tecnologia no setor esportivo e o desenvolvimento de inovação tecnológica. Formação do conhecimento tecnológico em categorias e complexidade. Contextos na formação de profissionais na produção de inovação e a educação tecnológica no esporte.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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ESTÁGIO DE ENSINO I
Planejamento, preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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ESTÁGIO DE ENSINO II
Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, seja pela preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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ESTÁGIO DE ENSINO III
Esta disciplina se propõe a fornecer aos estudantes de Pós-Graduação experiência de ensino em nível de graduação, seja pelo planejamento, seja pela preparação ou lecionar aulas teóricas e práticas de disciplinas, sob a supervisão e acompanhamento do professor coordenador da disciplina.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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ESTUDOS AVANÇADOS EM BIOMECÂNICA
Produção científica atual em Biomecânica. Conceitos em Biomecânica. Biomecânica esportiva e reabilitação e reintegração. Análise da técnica esportiva. Indicadores biomecânicos importantes para o desempenho esportivo. Indicadores biomecânicos importantes para a saúde. Construção de projetos investigativos em biomecânica do movimento humano
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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ESTUDOS CULTURAIS E FEMINISTAS APLICADOS A EDUCAÇÃO FÍSICA
Conceitos de significação, identidade e diferença; Pós-estruturalismo enquanto nova possibilidade de compreensão da realidade social; Cultura e o relativismo cultural, bem como o multiculturalismo e o decolonialismo; As práticas corporais como construtos sociais e culturais; A relevância dos feminismos para o campo da Educação Física.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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ESTUDOS QUALITATIVOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E LAZER
Descrição e análise de percursos metodológicos de pesquisa qualitativa desenvolvidos em estudos no campo da produção acadêmica da Educação Física, do Esporte e do Lazer.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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FISIOLOGIA DO DESEMPENHO
Abrange investigações relativas aos estudos dos fatores biomecânicos, fisiológicos, recuperação e cargas de treinamento, efeitos do exercício físico, combinado ou não com outras intervenções, nas estruturas, processos e mecanismos relacionados à melhoria e análise do desempenho físico e esportivo.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: ASPECTOS CARDIOVASCULARES
Fisiologia do Sistema Cardiovascular; Controle barorreflexo arterial; Controle quimeorreflexo; Efeito agudo do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca; Mecanismos envolvidos na resposta hemodinâmica ao exercício físico; Reflexo pressor do exercício físico; Efeito crônico do exercício físico na pressão arterial e frequência cardíaca; Mecanismos adaptativos ao treinamento físico.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: ASPECTOS RESPIRATÓRIO E ENDÓCRINO
Fisiologia respiratória em repouso e durante o exercício físico; Teste ergoespirométrico ou teste cardiopulmonar de esforço; Determinação dos limiares ventilatórios; Avaliação da eficiência ventilatória na ergoespirometria; Prescrição de exercício físico baseado no teste ergoespirométrico; Cinética do consumo de oxigênio; Avaliação da força muscular inspiratória (manovacuometria); Avaliação da força muscular expiratória (manovacuometria); Respostas agudas e crônicas do treinamento muscular respiratório; Prescrição do treinamento muscular respiratório; Fisiologia endócrina em repouso e durante o exercício físico; Utilização dos hormônios contrarreguladores no fornecimento de substrato energético durante o exercício físico; Avaliação do comportamento glicêmico durante exercício físico; Via de controle glicêmico insulino e não insulino dependente.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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FUNDAMENTOS DA NEUROMODULAÇÃO NÃO-INVASIVA APLICADA AO DESEMPENHO
Compreender os fundamentos da Neuromodulação Não-Invasiva: introdução à neuromodulação não-invasiva e seus princípios básicos; diferença entre técnicas invasivas e não-invasivas de neuromodulação; mecanismos de ação das técnicas não-invasivas; considerações éticas e de segurança na neuromodulação não-invasiva. Diferenciar as técnicas de Neuromodulação NãoInvasiva: estimulação transcraniana por corrente contínua; estimulação transcraniana por fotobiomodulação; estimulação por fotobiomodulação intranasal; estimulação transcutânea auricular vagal; estimulação transcutânea cervical vagal; estimulação transcutânea medular por corrente contínua. Aplicações da Neuromodulação Não-Invasiva no Desempenho: neuromodulação não-invasiva e melhoria da atenção e concentração; neuromodulação nãoinvasiva e aprimoramento da memória; neuromodulação não-invasiva e otimização da função executiva; neuromodulação não-invasiva e desenvolvimento de habilidades motoras. Pesquisa e Prática na Neuromodulação Não-Invasiva: metodologia de pesquisa em neuromodulação nãoinvasiva; avaliação dos efeitos da neuromodulação não-invasiva no desempenho; desenho de experimentos e coleta de dados; aplicação prática da neuromodulação não-invasiva em diferentes contextos.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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GESTÃO DO CONHECIMENTO E DO ESPORTE
Gestão do conhecimento: referenciais teóricos. Gestão do conhecimento e inovação. Métodos e técnicas em Gestão do conhecimento. Inteligência competitiva. Fontes de Informação para Inteligência competitiva. Interação Gestão do conhecimento e Inteligência competitiva. Questões relacionadas a troca de informações entre as plataformas de análise de desempenho, além de instigar o quantitativo de informações e suas comunidades. Quantificar e identificar as plataformas utilizadas em diversos segmentos esportivos. Gestão do esporte: referenciais teóricos e práticos da área de conhecimento, estruturação de projetos esportivos, discussão de problemas e soluções em diferentes níveis esportivos.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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HABILIDADES COGNITIVAS APLICADAS AO DESEMPENHO HUMANO
Base neurofisiológicas do controle motor; Habilidades cognitivas executivas e não-executivas; Conceituação de “Reserva cognitiva”; Neuroplasticiade e exercício (aplicações no tratamento de transtornos mentais, aprendizado e overtraining); Bases neurofisiológicas da tomada de decisão e afeto durante a atividade física; Efeitos do exercício crônico e agudo nas habilidades cognitivas; Fadiga na perspectiva neurocognitiva.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CARDIOVASCULAR E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO
Medida da pressão arterial de por métodos indiretos; Medida da pressão arterial pelo método contínuo; Medida da frequência cardíaca; Análise da variabilidade da frequência cardíaca; Análise do barorreflexo arterial; Avaliação do fluxo sanguíneo muscular, no repouso e durante manobras fisiológicas; Avaliação do reflexo pressor do exercício.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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METODOLOGIA CIENTÍFICA
Discussão sobre o pensamento científico; Pesquisa Científica na Atividade Física/Esporte; Métodos de Pesquisa em Atividade Física/Esporte; Escrita Científica; Revisão de Literatura.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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METODOLOGIA DO TREINAMENTO DE FORÇA
Estudo das variáveis do treinamento de força: Volume, intensidade, densidade e magnitude da carga; Custo energético dos exercícios resistidos; Treinamento de força com oclusão vascular; Respostas eletromiográficas frente a diferentes métodos de treinamento de força; Modelos de Periodização do treinamento de força.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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PRÁTICA AVANÇADA EM BIOMECÂNICA
Testes biomecânicos aplicados aos membros superiores e inferiores. Testes aplicados para a detecção da performance esportiva e saúde. Assimetrias de força e sua importância da reabilitação. Miotonometría muscular [Stiffness, relax, elastic] Metodologia para aplicação de testes. Análise e interpretação de resultados.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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PRÁTICA DE PESQUISA EM CORPO, DIVERSIDADE E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS EM SAÚDE, ESPORTE E EXERCÍCIO
Aplicação prática do estudo sobre a produção de conhecimento sobre corpo e diversidade. As teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. As teorias biopsicossociais que discutem o corpo em suas diversas dimensões. Saúde e doença: as teorias psicossociais em saúde, seus aspectos epistemológicos, metodológicos e éticos. Risco, vulnerabilidade e prevenção em saúde. Estudo sobre a relação entre corpo e estigma socio-cultural em diferentes dimensões. O corpo doente (obesidade, deficiência, amputação, hanseníase, câncer de mama e outras condições). Exigências das instâncias ideais na cultura contemporânea.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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PRÁTICA DE PESQUISA EM INSTRUMENTOS DE MEDIDAS PSICOLÓGICAS NA SAÚDE E NO ESPORTE II
Aplicação prática das bases teóricas, empíricas e analíticas de instrumentos de medidas psicológicas. Análise e interpretação das propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Aplicação da Psicometria na área de saúde e do esporte. Elaboração e adaptação de instrumentos de medida. Análises estatísticas empregadas no desenvolvimento e adaptação de escalas de medida (Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais).
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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PRÁTICA DE PESQUISA QUALITATIVA
O histórico da pesquisa qualitativa e sua apropriação pelo campo científico da educação física. O campo de pesquisa em discussão – métodos e técnicas em pesquisa qualitativa – coleta dos dados. Tratamento e análise dos dados em pesquisa qualitativa, análise, descritiva, do discurso e do conteúdo.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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PRÁTICA DE PESQUISA QUANTITATIVA
Prática de procedimentos utilizados em pesquisas relacionadas à atividade física, com destaque para o delineamento experimental, aquisição, tabulação e interpretação de dados quantitativos.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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PRÁTICA EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICOTÁTICA E BIOMECÂNICA
Prática e reflexão de aspectos teóricos da tecnologia e inovação em análise técnico-tática e biomecânica, com ênfase em: 1) Estudos avançados da Técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) Estudos avançados em Tempomovimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) Uso de softwares como Easytag, Frami, Kinovea, Tracker Video Analysis, Avimeca e SPSS para análise técnico-tática e biomecânica.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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PRÁTICA EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICOTÁTICA E BIOMECÂNICA II
Prática e reflexão de aspectos teóricos da tecnologia e inovação em análise técnico-tática e biomecânica, com ênfase em: 1) Estudos avançados da Técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) Estudos avançados em Tempomovimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) Uso de softwares como Easytag, Frami, Kinovea, Tracker Video Analysis, Avimeca e SPSS para análise técnico-tática e biomecânica.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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PRÁTICA EM SUPLEMENTAÇÃO ASSOCIADA AO EXERCÍCIO FÍSICO II
Consumo de carboidratos e metabolismo. Suplementos X dieta tradicional. Consumo proteico: momento, quantidade, qualidade. Consumo alimentar, antes, durante e após treinamento e competição. Controle da massa corporal pré-competição. Recursos ergogênicos: mitos e verdades. Termogênicos.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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PRÁTICAS DE LABORATÓRIO NO ESTUDO DE GÊNERO NO ESPORTE
Estudo de gênero nas práticas esportivas. Relações de Gênero, sexualidades, feminilidades e masculinidades. Análise dos embates identitários no campo esportivo.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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PSICOFISIOLOGIA DO ESPORTE E DO EXERCÍCIO
Estudo dos modelos que vinculam o comportamento com a modulação encefálica do recrutamento muscular a partir das alterações fisiológicas internas (feedback) e dos aspectos cognitivos relacionados com o contexto da ação motora (feedforward): Modelo do Governador Central e Modelo Corolário.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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PSICOLOGIA DO ESPORTE E DAS ATIVIDADES FÍSICAS
Estudo dos aspectos e variáveis psicológicas (ansiedade, estresse, motivação, concentração, abandono precoce, estados psicológicos, treinamento mental) nos diversos setores do esporte competitivo e das atividades físicas para a população.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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RECURSOS ERGOGÊNICOS NO EXERCÍCIO E NO ESPORTE
Abrange investigações relativas aos estudos dos métodos e artifícios utilizados na melhoria do desempenho, incluindo aspectos biomecânicos, fisiológicos, endócrinos e psicológicos, combinados ou não.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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REVISÕES SISTEMÁTICAS E META-ANÁLISES
Tipos de Revisões. Introdução à Revisão Sistemática e Metanálise. Etapas para elaboração de uma Revisão Sistemática. A escrita. Meta-análise. Leitura Crítica de Revisão Sistemática e Meta-análise.
Créditos: 4 (60 horas-aula)
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SEMINÁRIO I
Viagem acadêmica para os alunos visitarem os laboratórios da instituição associada. Palestra sobre as linhas de pesquisa de cada professor orientador no curso. Apresentação da idéia de estudo a ser desenvolvido e como se relaciona com as linhas de pesquisa do curso.
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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SEMINÁRIO II
O estudante deverá apresentar, obrigatoriamente, 2 (dois) Seminários. O primeiro corresponderá à apresentação pública do projeto que será desenvolvido. O segundo seminário versará sobre tema geral proposto pelo Coordenador da disciplina e/ou Orientador. Serão apresentadas palestras referentes a temas gerais de investigação como, por exemplo, elaboração de projetos de financiamento, plataforma Brasil do comitê de ética, entre outros.
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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TEORIA DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM ANÁLISES DE PERFORMANCE: TÉCNICO-TÁTICA E BIOMECÂNICA
Estudo sobre aspectos teóricos da análise técnico-tática, de tempo-movimento e em biomecânica, com ênfase em: 1) estudos avançados da técnica e da tática no rendimento esportivo e desenvolvimento de estratégias de jogo; 2) estudos avançados em tempo movimento associados com inferências fisiológicas e aplicação prática em treinamento e criação de avaliações físicas; 3) aspectos da produção de conhecimento em técnica-tática e tempo-movimento; Estudos avançados da biomecânica em esportes e práticas físicas, e; 4) desenvolvimento tecnológico, criatividade e inovação em softwares e aplicativos para análises de movimento. São realizados artigos e seminários de aprofundamento com pesquisas quantitativas, análise crítica das diferentes abordagens metodológicas de pesquisa e debates sobre a aplicação prática e a teoria em razão da análise de performance.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TEORIA E METODOLOGIA DO TREINAMENTO DESPORTIVO
Serão discutidos os diversos tipos de treinamento desportivo utilizados para se alcançar os diferentes objetivos.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TEORIA E PESQUISA EM ATLETISMO
Técnicas das provas de atletismo, treinamento a longo prazo, detecção e promoção de talentos para o atletismo, maturação biológica de atletas, estratégia de competição, preparação física, técnica e psicológica para o atletismo.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TEORIA E PESQUISA EM CORPO, DIVERSIDADE E PROCESSOS PSICOSSOCIAIS EM SAÚDE, ESPORTE E EXERCÍCIO
A produção de conhecimento sobre corpo e diversidade. As teorias sobre o corpo e sua relação com a cultura contemporânea. As teorias biopsicossociais que discutem o corpo em suas diversas dimensões. Saúde e doença: as teorias psicossociais em saúde, seus aspectos epistemológicos, metodológicos e éticos. Risco, vulnerabilidade e prevenção em saúde. Estudo sobre a relação entre corpo e estigma socio-cultural em diferentes dimensões. O corpo doente (obesidade, deficiência, amputação, hanseníase, câncer de mama e outras condições). Exigências das instâncias ideais na cultura contemporânea.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TEORIA E PESQUISA EM INSTRUMENTOS DE MEDIDAS PSICOLÓGICAS NA SAÚDE E NO ESPORTE
Bases teóricas, empíricas e analíticas de instrumentos de medidas psicológicas aplicados na área de saúde e do esporte. Teoria clássica dos testes. Teoria de resposta ao item. Propriedades psicométricas de validade e confiabilidade. Aplicações da Psicometria na área de saúde e do esporte. Elaboração e adaptação de instrumentos de medida. Análises estatísticas empregadas no desenvolvimento e adaptação de escalas de medida (Análise de Componentes Principais, Análise Fatorial Exploratória, Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais).
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TEORIA E PESQUISA NO CONTROLE DA CARGA DE TREINAMENTO
Introdução à Psicofisiologia do Esporte; Aspectos psicofisiológicos do esporte; O processo de sobrecarga no treinamento esportivo; O fenômeno do “burnout” no esporte; O fenômeno do “overtraining” no treinamento esportivo; Respostas psicológicas e fisiológicas à carga de treinamentos; Estudo e analise de pesquisas recentes nos temas relacionados ao controle da carga de treinamentos.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TÓPICOS ESPECIAIS I
Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.
Créditos: 1 (15 horas-aula)
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TÓPICOS ESPECIAIS II
Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.
Créditos: 2 (30 horas-aula)
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TÓPICOS ESPECIAIS III
Abordagem de temáticas relevantes e atuais na área de concentração e linhas de pesquisa do Programa de Mestrado em Educação Física.
Créditos: 3 (45 horas-aula)
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TÓPICOS AVANÇADOS EM SUPLEMENTAÇÃO DURANTE O EXERCÍCIO FÍSICO
Suplementos X dieta tradicional. Consumo proteico: momento, quantidade, qualidade. Consumo alimentar, antes, durante e após treinamento e competição. Controle da massa corporal pré-competição. Recursos ergogênicos: mitos e verdades. Termogênicos.
Créditos: 2 (30 horas-aula)